Análise: Ranking da CBF 2017

Saiu o ranking da CBF 2017 e o Confiança subiu 14 posições no ranking geral (de 70 para 56) e uma posição considerando apenas os times do nordeste (de 17 para 16). Em Sergipe reinamos absolutos em primeiro lugar bem a frente do segundo, o CSS que está na posição 114 e um terço dos nossos pontos.

Entenda o crescimento

Mas se 2016 foi tão ruim, por que subimos de posição? Porque o ranking da CBF só leva em conta torneios nacionais (Série A, B, C e D) e usa as últimas 5 temporadas como referência, assim, os pontos da Copa do Brasil deste ano valerão até 2021.

O fato de estarmos na série C por duas temporadas e a subida em 2014 nos renderão pontos até pelo menos 2022, já que se tudo der errado, já temos pelo menos participação garantida na série C 2017.

O que muda temporada 2017?

Infelizmente nada, este ano em que  a boa colocação mudou a gente de pote na Copa do Brasil e poderia alterar o chaveamento da Copa do Nordeste, mas como não participaremos destas competições o ranking só mostra o nosso momento histórico e reforça a necessidade de voltarmos às Copas do Brasil e do Nordeste, pois este crescimento nos coloca em melhores condições nos torneios o que, potencialmente, gera mais renda. Vide a Copa do Brasil deste ano e o jogo contra o Flamengo.

Ranking da CBF em Gráficos