Base azulina é destaque no Sergipão da categoria

BaseAzulina

Uma base sólida, atuante e que rende bons frutos para o futuro. Várias equipes de futebol do Brasil possuem um bom suporte para apoiar o elenco profissional com atletas que se destacam nas quatro linhas. No entanto, para manter este trabalho, é preciso ter união, investimento e empenho de todos para que o projeto dê certo. Na Associação desportiva Confiança, isto já é uma realidade consolidada há alguns anos.

O time do Bairro Industrial possui uma estrutura que, além do time profissional, proporciona o desenvolvimento de atividades para as equipes de base das categorias Sub-15, Sub17 e Sub-18. E é este grupo que vem se destacando no futebol de base do estado. No Campeonato Sergipano da categoria, os garotos estão com uma grande vantagem. Em 11 rodadas o time tem 31 pontos (10 à frente do segundo colocado), 10 vitórias, um empate e nenhuma derrota. Os jovens azulinos marcaram 29 gols e sofreram apenas um, tendo 28 de saldo.

Com este resultado, o Sub-18 do Confiança segue rumo ao pentacampeonato. Entretanto, para alcançar este objetivo, o foco é manter um bom ritmo de trabalho, com a dedicação dos jovens atletas e da comissão técnica. Atuando na equipe há quase dois meses, o preparador físico Sérgio Dória lembra que, além do bom preparo físico, o time tem a união como destaque.

“A nossa equipe é bem unida dentro e fora de campo. Mas o destaque neste grupo atual é a obediência tática. O treinador Paulo Silva pede eles cumprem do começo ao fim da partida”, comenta. Durante o tempo que está no clube, Sérgio Dória trabalhou a força física e velocidade do elenco. “Os garotos tinham um bom posicionamento de jogo. Para aperfeiçoar,  foi dada a ênfase na questão de habilidade. O resultado está ai, com os atletas atuando toda a partida de forma íntegra”, cita o preparador.

Goleiros

O Confiança Sub-18 é a equipe menos vazada do Sergipão Juniores. O único gol levado até o momento foi no último dia 17 de março contra o Sergipe. Na oportunidade, os azulinos empataram em 1 a 1. Para “fechar o gol” e garantir o complemento da defesa, os goleiros Danilo, Mizael e Diego recebem um importante apoio do preparador Moisés Campos. Ele lembra que o atual sucesso do grupo é o trabalho que vem já nos primeiros passos da base. “Desde o Sub-15 que acompanhamos alguns jogadores. Graças a Deus e a um grupo forte e sólido, vamos alcançando nossos objetivos”, observa.

Atualmente, alguns goleiros da base já realizam atividades com a equipe profissional. Além disto, Jerfesson também foi revelado pela base proletária. “Isto é só uma mostra de que estamos preparados, não só para servir ao time principal, mas para formar atletas para demais times do futebol”, explica Moisés.

Estrutura

Atuando no Sabino Ribeiro desde junho de 2012, o técnico Paulo Silva comenta sobre a excelente estrutura de trabalho encontrada no complexo. Com o apoio da diretoria de base, liderada por Fernando Andrade, o trabalho só tem a dar certo. “Encontrei uma estrutura montada quando cheguei. A responsabilidade era grande, devido à estrutura encontrada aqui. A imagem que o juniores do Confiança tem é grande”, descreve.

Este ano, os jovens disputaram a Copa São Paulo de Futebol Juniores. Esta foi a quarta participação consecutiva no torneio, que é considerado um vitrine de jovens talentos do futebol de todo o Brasil. No entendimento do comandante da base azulina, a competição proporciona um amadurecimento para os atletas que participam. “Graças a formação técnica e física de cada jogador, conseguimos dar um ritmo ao Sub-18. O resultado é uma boa atuação em campo”, diz Paulo Silva.

O técnico do Sub-18 argumenta que se o atual time está disparado na tabela do Sergipão da categoria, deve-se a um sólido embasamento preparo físico. “Com a chegada de Sérgio Dória, o trabalho só tem aperfeiçoado. Não é por conta do acaso ou da qualidade das outras equipes que estamos em destaque. O nosso sucesso é por conta de um planejamento que vem dando certo. A determinação dos jogadores também é essencial”, elogia.

Apoio da diretoria e conselheiros

Mas para ter este desempenho nos gramados, a base do Confiança conta com o apoio da diretoria proletária e dos conselheiros que também contribuem para o destaque e a revelação de novos talentos. “Já atuei aqui em outras oportunidades. Percebo o quando o clube evoluiu. Isto se deve a um trabalho sério da alta direção. Quando as coisas corretas acontecem lá em cima, a base sente o efeito positivo e retribui”, afirma o preparador Sérgio Dória.

Já para Moisés Cardoso, o empenho da diretoria profissional e de base é fundamental para o crescimento do Sub-18 nas competições. “Só tenho a agradecer a Deus pelo apoio recebido aqui no clube. Buscamos retribuir o apoio em campo, através da boa atuação dos nossos atletas”, celebra o preparador de goleiros.

Paulo Silva diz que, além do apoio da direção proletária, o trabalho desenvolvido na Base serve de exemplo para outros clubes. “Com esta união entre diretoria, comissão e jogadores da base, o sucesso estará garantido por muito tempo. O trabalho apresentando nas quatro linhas está retribuindo este apoio. Esperamos crescer ainda mais para alcançar outros objetivos planejados pela diretoria”, pontua o treinador.

Fonte: Site Oficial da Associação Desportiva Confiança

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com