Confiança 1 x 0 Itabaiana – O fim da tempestade

Foto: Emanuel Rocha

Depois da tempestade, vem a bonança… esse ditado popular é o que melhor se aplica ao momento vivido pelo Confiança, que em menos de 1 mês saiu do inferno ao céu: De flertando com o rebaixamento a classificado para o hexagonal, de 7 jogos sem vencer para 4 vitórias seguidas. Isso quer dizer que os problemas relacionados ao time estão resolvidos? Longe disso, mas corrigir problemas em um ambiente menos tenso é bem mais fácil e produtivo do que o que passamos nos primeiros jogos da temporada.

Assim, já podemos ver algumas mudanças de postura nessa sequência invicta e mudança de posicionamento no último jogo contra o Itabaiana, onde o time conseguiu defender melhor que em outras partidas e se expôr bem menos ao ataque do adversário até por que, finalmente, entramos em um jogo no qual não precisávamos desesperadamente do resultado e isso permitiu variações na defesa, que estando mais fechada permitiu que Iago e Ray fossem ao ataque sem necessariamente deixar um buraco atrás, buraco esse que nos custou algumas derrotas.

Com a vitória do último sábado ficamos em 3º lugar na primeira fase do estadual e assim faremos 2 jogo do hexagonal fora de Aracaju e outros 3 em casa. Segue tabela abaixo:

O jogo

Conforme o previsto nenhum dos times quis se expor, sobretudo o Confiança que poderia, sendo derrotado, não se classificar para o hexagonal, então o jogo começou lento e muito estudado pelas duas equipes. Da parte do Confiança a novidade foi uma forma de jogar mais cautelosa por parte dos laterais que subiam muito pouco em relação a partidas anteriores.

Nesse contexto, o Confiança começou melhor a partida, mas nada que levasse perigo ao gol tricolor. A primeira chance real foi dos visitantes aos 30 minutos e veio em chute de longe facilmente defendido por Genivaldo. A melhor chance do Confiança veio nos acréscimos com arrancada de Iago que saiu do campo de defesa até a área adversária, mas não fez uma boa conclusão.

No segundo tempo o Confiança pressionou mais o adversário que se retrancou e conseguiu resistir bem às investidas azulinas. Aos 23 do segundo tempo Flávio foi expulso e isso fez o Itabaiana sair mais para o jogo, mas não encurralou complemente do o Confiança que continuou buscando o gol, até que aos 33 o volante Mika colocou a mão na bola dentro da área e cedeu pênalti para o Confiança. Na cobrança de Léo Ceará,  Andrade defendeu, mas no rebote o cobrador conseguiu marcar.

Depois do gol azulino o Itabaiana não conseguiu mais reagir e já nos acréscimos Iago quase amplia. Final de jogo e o Confiança ganha o clássico por 1 x 0, sua quarta vitória seguida e garante presença no hexagonal.

Balanço da primeira fase

O confiança encerrou a primeira fase com 4 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. Marcamos 12 gols e sofremos 9. Com isso ficamos com a terceira posição e com a pior defesa dentre os classificados. Outro dado preocupante é que dos 6 times do hexagonal só vencemos 1, o Itabaiana em jogo que valia muito pouco para o adversário.

Por isso temos que celebrar a vitória, a classificação, mas olhando com muito cuidado para esses números e de como é necessário muda-los.

Que venha o hexagonal.