Em 1963, Confiança goleia o Ceará jogando em Fortaleza

Time do Confiança de 1963, com Ruiter entre os jogadores

Grande exibição de futebol realizou domingo, em Fortaleza, a Associação Desportiva Confiança, ao abater espetacularmente ao tetra campeão cearense, o Ceará Sporting, por quatro tentos a dois.

Com mais essa vitória, o Confiança habilitou-se a uma nova classificação na V Taça Brasil, pois em caso da vitória na segunda partida, se credenciará a jogar com o Bahia, campeão da boa terra.

Desde os primeiros instantes da batalha, e apesar de inferiorizado no marcador, o Confiança dominou amplamente as ações encontrando pela frente um adversário claudicante e sem objetivo. O próprio impulso da torcida cearense, o desconhecimento do terreno, não amorteceram a garra dos atletas proletários, que foram aos ataques e contra-ataques com virilidade e coragem, conseguindo derrubar, dentro de sua própria casa, ao campeão alencarino.

Toda a defesa do Confiança esteve boa enquanto que o seu ataque realizava perigosas investidas. Por seu turno, o ceará Sporting, de quem se dizia maravilhas, portava-se como autêntico defensor, multiplicando-se dentro do gramado para conter os constantes avanços de Daniel, Debinha e Ruiter.

A exemplo da grande vitória sobre o Campinense, Ruiter foi mais uma vez o artífice da vitória, consignando três dos quatro tentos do Confiança. Os gols de Ruiter foram marcados respectivamente aos 28, 34 e 35 minutos da segunda fase, enquanto Debinha, de pênalti, assinalou o primeiro tento proletário aos vinte e seis da primeira fase. Para os cearenses, marcaram Alexandre, de pênalti, aos sete minutos do primeiro tempo, e Carlito aos vinte da fase complementar.

Ficha Técnica: Ceará/CE 2×4 Confiança
Local: Presidente Vargas(Fortaleza/CE)
Data: 25 de agosto de 1963
Motivo: Taça Brasil de 1963
Árbitro: João Carlos Smith
Assistentes: Nogueira Filho e Almir Brilhante

Renda: Cr$ 2.500.000,00

Ceará: Aloísio; Mauro, Alexandre(07?-pen), Benício e Portugês; Augusto e Charuto; Carlito(65?), Ivan, Gildo e Ze gerardo.

Confiança: Roberto; Mecânico, Enário, Ticarlos e Alfeu; Jurandir(Hélio) e Debinha(26?-pen); Nena, Beto, Ruiter(63?)(79?)(80?) e Daniel.