Raio-x da 1ª fase: campanhas, médias de público, artilharia e mais estatísticas

Foto: Daniel Soares/ ADConfiança

A primeira fase do Campeonato Sergipano chegou ao fim. Nesta primeira fase foram quarenta e cinco jogos divididos em nove rodadas. O Confiança foi o campeão da fase de forma invicta, com 85,2% de aproveitamento, fez dezesseis gols e sofreu quatro. O Dragão do Bairro Industrial venceu sete partidas e empatou duas.

Segundo a Federação Sergipana de Futebol, o clube azulino vai receber 30 mil reais de premiação e um troféu que leva o nome do ex-cronista José Eugênio de Jesus, que faleceu recentemente. Além disso, é da equipe proletária o artilheiro do estadual até o momento, Tito, com seis gols, média de 0,66 por jogo.

O melhor ataque da 1ª fase foi o do Sergipe, que balançou a rede vinte e duas vezes em nove jogos, média de 2,44 por partida. É do Mais Querido também a maior goleada da fase: 5 a 0 sobre o Dorense na Arena Batistão, na estreia do campeonato. Já a Olímpica de Itabaiana foi a equipe que menos sofreu gols, apenas três, ou seja, média de 0,33, com isso foi a melhor defesa. Dos quarenta e cinco jogos, dez terminaram empatados.

Enquanto isso, Dorense e Lagarto tiveram os piores ataques, cada time só marcou cinco gols. O setor defensivo que mais sofreu foi o do Botafogo, a equipe de Cristinápolis recebeu dezenove gols, média de 2,1 por jogo. E o clube que ficou com a lanterna foi o Lagarto. O alviverde fez a pior campanha da fase: apenas uma vitória, dois empates e seis derrotas, totalizando 18,5% de aproveitamento.

Médias de público
Confiança, Sergipe e Itabaiana lideram o ranking. Nesta análise foi considerado apenas o público pagante. O Dragão teve a melhor média, 2.330 pagantes. Mesmo sendo mandante do Clássico Maior, o alvirrubro ficou na segunda posição com a média de 2.201. E o terceiro foi o Tricolor da Serra, que obteve a marca de 1.445 pagantes. Tirando os clássicos envolvendo as equipes citadas, a classificação permanece a mesma: Em primeiro, o Confiança com a média de 1.834 pagantes, Sergipe em segundo com 1.179 pagantes e o Itabaiana em terceiro 1.049 pagantes. Confira os números por jogo.

Foto: Osmar Rios / GloboEsporte.com

CONFIANÇA
Confiança x Botafogo – 2449 pagantes
Confiança x Itabaiana – 3817 pagantes
Confiança x Lagarto – 1782 pagantes
Confiança x Amadense – 1272 pagantes

Média: 2.330 pagantes

SERGIPE
Sergipe x Dorense – 1959 pagantes
Sergipe x Estanciano – 1431 pagantes
Sergipe x Boca Júnior – 638 pagantes
Sergipe x Confiança – 6288 pagantes
Sergipe x Frei Paulistano – 690 pagantes

Média: 2.201 pagantes

ITABAIANA
Itabaiana x Frei Paulistano – 1975 pagantes
Itabaiana x Sergipe – 2634 pagantes
Itabaiana x Boca Júnior – 504 pagantes
Itabaiana x Estanciano – 668 pagantes

Média: 1.445 pagantes

Novas fases
O hexagonal começa na quarta-feira. Às 20h15, Sergipe enfrenta o Amadense no Batistão e o Itabaiana duela com o Boca Júnior no Mendonção. Confiança joga no sábado contra o Frei Paulistano em Frei Paulo, às 15h30. O quadrangular só inicia no final de semana. No sábado tem Dorense x Botafogo, às 16 horas em Nossa Senhora das Dores, no Ariston Azevedo e, no domingo, no mesmo horário Lagarto e Estanciano se enfrentam no Francão, em Estância.

Fonte: Globoesporte.com