Reforma do Batistão deve começar este mês

Batistão

O governador Marcelo Déda (PT) anunciou que na primeira quinzena de maio, o Governo do Estado estará dando as ordens de serviço para as obras de ampliação e modernização do Estádio Lourival Batista, o Batistão. O processo licitatório para a execução dos serviços orçados em R$ 15 milhões em parceria com o Governo Federal, já foi aberto e está em fase de avaliação, esperando o período de recursal.

– O Batistão é o nosso tradicional templo do futebol e se tudo correr dentro dos prazos previstos estará dando as ordens de serviço para o início das obras, na primeira quinzena de maio. O objetivo é oferecer mais conforto, segurança, acessibilidade e modernidade, ao nosso principal estádio de futebol. Vamos fazer do Batistão, um verdadeiro monumento esportivo do nosso estado “, promete Marcelo Déda.

Os serviços serão executados por meio da Secretaria de Estado da Infra-estrutura (Seinfra). Além das obras físicas, será substituída toda a iluminação do campo e será implantada uma iluminação criativa na parte externa da área esportiva.

Modernizado e ampliado – O secretário Valmor Barbosa, da SEINFRA, responsável pela obra diz que o estádio será ampliado em modernizado. “Na verdade a gente pode chamar essa obra de “modernização e ampliação. A ampliação das arquibancadas mudará a atual estrutura do Batistão, aproximando os torcedores do campo e ampliando a capacidade total da praça desportiva. “Serão construídos três novos lances de arquibancada, aumentando a capacidade do estádio dos atuais 12,9 mil lugares, para quase 15 mil lugares”, disse Valmor Barbosa.

Serão reformados ainda os sistemas hidráulico e de esgoto e iluminação, além da implantação de um novo gramado, com um leve rebaixamento. Para dividir o espaço da arquibancada a proposta é a utilização de vidros temperados que suportam altas pressões, dispensando alambrados e fossos, como em outros estádios. “Assim a gente vai proteger o torcedor e o jogador”, concluiu.

Dentre os pontos centrais estaria a criação de um vestiário feminino para os juízes, com um túnel de acesso ao gramado. A atual estrutura não contempla árbitros do sexo feminino, aspecto que já é uma realidade no futebol sergipano.

Dentro do campo, a mudança principal seriam os novos bancos para as equipes, Policia Militar e imprensa. A projeção é que sejam semi-enterradas, diferentemente dos atuais, que estão ao nível do gramado. Além disso, novos poços para irrigação do gramado serão criados.

“O projeto foi feito por arquitetos da CEHOP por encomenda da SEINFRA. No início a expectativa era de criar uma nova Arena Multiuso, mas a falta de recursos – a obra estava orçada na ordem de 120 milhões de reais – a nossa opção foi modernizar o atual Batistão”, explicou o secretário sobre a opção do Governo do Estado.

Orçada em 15 milhões, através de recursos do Governo do Estado e do Ministério dos Esportes, referentes às obras de iluminação, a modernização e ampliação do próprio estádio, a obra tem previsão de ficar pronta em 2014.

Fonte: Jornal do Dia

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com