A manhã desta sexta-feira (10) reservava uma oportunidade para o Caxias retomar o ritmo de jogo após o adiamento de quatro partidas da Série C 2024 devido às enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. No entanto, o destino reservava outro rumo para o clube grená. O jogo-treino contra o Brasil-Far, agendado para o Estádio Centenário, precisou ser cancelado aos 30 minutos do primeiro tempo, em decorrência das fortes chuvas que castigaram a região e deixaram o gramado encharcado. A partida, que seria disputada em dois tempos de 45 minutos, com o técnico Argel Fuchs testando duas formações distintas, terminou em um empate sem gols (0 a 0).

Caxias x Confiança adiado!

Mudanças na Escalação e Poucas Emoções

A escalação inicial do Caxias apresentou três alterações em relação ao time que empatou com o Botafogo-PB na segunda rodada da Série C: Lucas Ryan, Peninha e Galvan assumiram as vagas de Cézar Henrique, Tomas Bastos e Vitor Feijão, respectivamente. A equipe começou o jogo com Zé Carlos no gol; Marcelo, Dirceu, Lucas Ryan e Dudu Mandai na defesa; Barba, Pedro Cuiabá, Emerson Martins e Tomas Bastos no meio-campo; e Galvan e Álvaro no ataque. Já o Brasil-Far, comandado por Luciano Almeida, entrou em campo com Pedot; Klebio, David e Edmilson; Marcão, Jocenir, Sananduva, Luiz Henrique e Juan Rafael; Pablo e Mateus Paulista.

O jogo teve início às 10h15min e, apesar da expectativa, não proporcionou muitas emoções. A primeira chance de gol surgiu aos 18 minutos, quando Pedro Cuiabá, em uma jogada surpreendente pela ponta esquerda, chutou forte de fora da área, mas a bola passou raspando o travessão. A principal oportunidade, no entanto, coube ao Brasil-Far aos 30 minutos. Luiz Henrique tabelou com Mateus Paulista e ficou cara a cara com o goleiro Zé Carlos, mas o arqueiro grená fechou o ângulo e fez a defesa com o peito.

Chuva Interrompe o Jogo e Gera Reflexões

Com a persistência das chuvas e a formação de poças d’água no gramado, o técnico Argel Fuchs tomou a decisão de interromper a partida aos 30 minutos. Após o cancelamento, o lateral-esquerdo Dudu Mandai ponderou sobre a realização do jogo-treino em meio à situação dramática das enchentes no Rio Grande do Sul.

“Hoje seria mais um dia de treino, nós viríamos aqui treinar. O Brasil de Farroupilha é um clube que está aqui do lado, a 10, 15 minutos daqui, que também realizaria um treinamento. Então, acredito que foi uma forma que se achou para a gente fugir um pouco do treinamento habitual, que seria entre nós mesmos, e gerar um treino que poderia ajudar de alguma forma os dois clubes nesse sentido”

O jogador também admitiu a dificuldade de manter o foco total nos treinamentos diante da tragédia que assola o estado. 

“Não posso falar que estava 100% focado nos treinamentos, pensando na competição, porque a gente pensa nisso quando a gente chega no clube e entra no campo para treinar. Mas os outros clubes seguem a atividade, então a gente não pode parar”

Próximos Passos do Caxias

O grupo grená retoma os trabalhos na segunda-feira (13) à tarde. Na quarta-feira (15), o time de Argel Fuchs deve enfrentar o Glória de Vacaria em mais um jogo-treino, no Estádio Centenário, a ser confirmado pelo departamento de futebol.

Enchentes no Rio Grande do Sul

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias causaram estragos em diversas cidades, deixando milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas. O estado decretou situação de calamidade pública e está recebendo ajuda de outras regiões do país para lidar com a tragédia.

Conclusões

O cancelamento do jogo-treino entre Caxias e Brasil-Far evidencia o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul, que afetam não apenas a vida da população em geral, mas também a rotina dos clubes esportivos. A tragédia serve como um lembrete da importância da união e da solidariedade

Inscreva-se no nosso canal do Youtube

By Mike Gabriel

Produtor de conteúdo, criador deste site em 2011, quando tudo aqui era mato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *