O formato atual da Série C do Brasileirão, implementado há dois anos, está sendo alvo de discussões e articulações por parte de alguns clubes, incluindo o Confiança, que tem participação confirmada na competição no próximo ano.

Clubes se unem para mudar a Série C

Fábio Bentes, ex presidente Remo, revelou que diversos times da Série C estão se mobilizando para solicitar uma mudança no formato da competição. A proposta é que a Série C adote um sistema com 38 rodadas, semelhante ao das Séries A e B.

“A intenção desde a mudança para a fase inicial em pontos corridos e turno único era realizar um campeonato de ida e volta, com pontos corridos. No entanto, devido a questões orçamentárias da CBF, isso não foi possível”, explicou Bentes.

“A CBF, desde então, há 2 anos atrás, quando mudou isso, ficou de estudar caminhos, buscar caminhos para tornar a competição por pontos corridos. Os clubes, obviamente, vêm tentando que isso aconteça. Passados 2 anos, ou seja, quando já é permitido mudar o regulamento, a ideia é que volte a carga para que essa mudança possa prosperar”, continuou Bentes.

Ele destacou que, após dois anos da mudança, agora é permitido alterar o regulamento, e as negociações estão em curso.

“As articulações já começaram. Conversamos com alguns clubes nesse sentido, mas a palavra final será da CBF, devido aos custos envolvidos”, ressaltou o dirigente do Leão.

Relembre o modelo atual

No atual formato da Série C, a competição é dividida em três fases. A fase inicial conta com 20 participantes, disputando em apenas um turno, totalizando 19 rodadas. Os oito melhores avançam para os quadrangulares, divididos em dois grupos de quatro equipes, que se enfrentam dentro do grupo em seis rodadas. Os dois melhores de cada grupo conquistam o acesso à Série B, enquanto os líderes se enfrentam em uma final de ida e volta.

No total, um time pode disputar no máximo 27 partidas no formato atual da competição, enquanto os eliminados na primeira fase ficam sem calendário e renda proveniente dos jogos. Mesmo os finalistas ainda disputam 11 jogos a menos em comparação com as equipes das Séries A e B.

Inscreva-se no nosso canal do Youtube

By Mike Gabriel

Produtor de conteúdo, criador deste site em 2011, quando tudo aqui era mato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *